Observo · Tudo

Fazer dieta é fácil. Manter uma alimentação saudável é especial.

18120079_10208872808123088_1550535131_o

Há uma frase que adoro e uso como lema na minha vida pessoal: “Falling in love is easy, but staying in love is something very special”. Ou seja: “Apaixonarmo-nos é fácil, mas mantermo-nos apaixonados é algo muito especial”.

Apercebo-me do quanto se adapta à fase da minha transformação alimentar. “Fazer uma dieta é fácil, mas manter uma alimentação saudável é especial”.

Realmente não é fácil, mas é isso que torna o processo especial. O longo prazo.

A fase do namoro (na vida ou na dieta) é só entusiasmo. É a novidade, o querer ver muitos resultados rápidos, a pressa de fazer tudo, saber tudo, provar tudo. É fácil porque a nossa motivação é enorme, é tudo paixão.

Manter o entusiasmo no hábito do dia-a-dia é diferente. Dá trabalho, requer cedências, adaptações, rotinas a serem postas à prova, contradições por vezes, paixão a renovar. Na vida ou na dieta!

Não é fácil, mas torna-se menos difícil com o tempo! O que já são notícias fantásticas. E se estou apaixonada há 18 anos, também conseguirei permanecer apaixonada pelo meu novo estilo alimentar por muitos mais! 😀

Já dura um ano e uns pós. O meu dia-a-dia já é com alimentação só lowcarb (baixa em hidratos de carbono) e com base maioritariamente na filosofia paleo, o mais natural possível, com o mínimo de aditivos na comida, com quase tudo feito em casa.

No entanto vão havendo as excepções. As danadas, todos os dias a espreitar com as tentações de terceiros ou da nossa mente. Se lidarmos bem com a segunda, então não há terceiros nenhuns que interfiram. Os esquemas da nossa própria mente são quem mais nos sabota. “Só hoje, porque eu mereço”, “só hoje, porque tive um dia cansativo”, “só hoje, que o colega faz anos”, “só hoje, provar um bocadinho não faz mal”, “só amanhã que é sexta-feira” “só domingo que tenho um almoço de família”, “só hoje, que amanhã recomeço”.

Quando estamos totalmente focados, não há desculpas possíveis. A “vozinha” interior apenas diz “não”. Não, porque eu não quero. Não, porque eu mereço melhor.

As excepções podem (e a meu entender devem!) caber num plano alimentar que é seguido de forma regular. Mas não pode ser o contrário: de forma regular, acontecerem excepções.

Passar de tudo o que já sabemos (que sabemos!) a uma constante diária não é fácil. Mas é possível, se é! E eu nunca pensei conseguir realmente manter uma alimentação que já não chamo de dieta.

Agora o que preciso? Deixar as tentações de lado, focar-me totalmente no meu objetivo: perder peso, ganhar saúde, gostar mais de mim.

Quem acha fácil ponha o dedo no ar e conte-me tudo!

Anúncios

2 thoughts on “Fazer dieta é fácil. Manter uma alimentação saudável é especial.

  1. Olá, sem dúvida que não é fácil, mas são partilhas como a tua que nos ajudam a manter ou a voltar ao foco! Muito obrigada pelos teus testemunhos, pela tua ajuda e por todas as partilhas.
    És uma inspiração!
    Beijinhos grandes

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s