Observo · Tudo

O meu segredo de 30 dias

Frase3

Para falar sobre onde cheguei agora, preciso de voltar ao meu (re)começo. Nem preciso falar muito do que ficou para trás. Tentativas várias de perca de peso desde os 14 anos. Desde as mais tradicionais até às “da moda”, passando pelos detox, ervas milagrosas, barra de cereal, sopa de cebola, saladas e grelhados. Talvez vá passar por momentos em precise de voltar atrás, mas agora não. Só quero pensar no que está para vir. Não vale a pena dizer que é fácil, apenas que não é impossível.

Então vamos só ao recomeço.  O que mudou?

Acreditei. Descobri um novo tipo de alimentação que fazia todo o sentido para mim. Acreditei nos benefícios. Depois disso, comprometi-me. Há uma grande diferença entre querermos uma coisa e estarmos comprometidos com ela. Se eu queria ganhar euromilhões? Até queria. Se eu estou comprometida com isso? Nem pensar, nem sequer jogo. Aqui foi a grande diferença para mim. Comprometi-me com este querer tão grande que vive cá dentro: tirar peso de cima de mim. Então teria que empenhar-me nisso ativamente.

Ao fim de tantas tentativas, tenho apenas uma certeza: todas as dietas funcionam (para perca de peso! Para ganho de saúde a conversa é outra.) Se as seguirmos, todas funcionam! Para as conseguirmos seguir, tem de ser uma alimentação de que gostamos e que fazemos sem sofrimento (não sem sacrifício!). Eu queria então a junção de tudo: perder peso, ganhar saúde e seguir um plano alimentar que gostasse.

Quando (re)comecei escrevi algo para mim e confesso que nunca o esperei partilhar de forma aberta. Mas agora chegou o momento em que me sinto capaz de falar sobre o processo. Continuo com medo de falhar? Sem dúvida! Se isso me vai fazer parar? Nem pensar. A minha vontade é maior que nunca.

“Só tu conheces de verdade a tua luta. Só tu sabes o quanto te esforças todos os dias. Custa-te uns dias mais que outros. Mas são tantos que se transformam em todos.
Dizem que tens de te amar a ti próprio antes de amares alguém. Nunca acreditei muito nisso, mas agora admito que tem o seu quê de verdade. Tu precisas de ti.
Repara como pensas que sabes o que tens que fazer, mas achas que não consegues ter motivação suficiente para o conseguir. E porque não?
Eu sei, já tentaste vezes demais. Achas que ninguém, nem tu própria, acredita que vais conseguir. Então desta vez guarda para ti. Não fales sobre isso, simplesmente não te expliques! Deixa contigo. É um problema que é teu, mais do que ninguém. E ninguém vai resolvê-lo por ti, isso é certo. Os outros querem-te bem, gostam de ti e vão motivar-te. Mas também vão perguntar-te como está a correr, se podes comer isto ou aquilo, vão querer saber a evolução, vão ver resultados ou não. E isso… deixa-te ansiosa. Lá vem o medo de não conseguir. Guarda para ti, fica um segredo nosso.
Quem sabe desta vez não é diferente e depois podes partilhar essa alegria com os outros? Mas mais importante que isso, quem sabe se desta vez consegues e vais ter o orgulho em ti que tanto desejas. Soou bem não foi? “Vais ter orgulho em ti.”

Acredita. Confia.”

Quando escrevi este texto já estava há um mês a basear parte da minha alimentação na paleo (falarei outro dia com mais pormenor), mas achava que não conseguia cumprir a tempo inteiro.

Foi assim que decidi desafiar-me participando num desafio internacional de 30 dias, chamado Whole 30. São 30 dias sem laticínios, sem qualquer tipo de cereais, sem glúten, sem açúcar nem adoçantes. Comer comida de verdade, evitar comida embalada ou processados, preferir produtos orgânicos quando possível; comer carne, peixe, ovos, vegetais, frutas, frutos secos, alimentos com boa gordura natural.

O Whole30 é um desafio internacional criado para ajudar as pessoas a entrar no mundo da alimentação paleo, desintoxicar o organismo e descobrir quais alimentos a que o nosso corpo reage bem ou mal.

Foi o começo. Conseguir (que consegui!) fazer isto durante 30 dias, sozinha e sem nenhum deslise permitiu-me acreditar em mim.

A partir daqui, estava preparada para o resto.

Anúncios

3 thoughts on “O meu segredo de 30 dias

  1. Fantástico! Estou tão descrita nessas palavras… até poderia ter sido eu a escrever esse testemunho. Obrigada pela partilha, motivação e obrigada pelas dicas e truques e receitas e tudo e tudo 😍😘 em frente que a gente consegue!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s